Imagem capa - Dos cliques à entrega: entenda nosso fluxo de trabalho por Farol Fotografia - Fábio e Carol
Farol

Dos cliques à entrega: entenda nosso fluxo de trabalho


Lá vem a ansiedade de reviver e rever todos os momentos daquele dia memorável, e o fotógrafo não entrega logo as fotos! Afinal de contas, por que o prazo é de 30 dias úteis?


Esse é um questionamento comum de nossos clientes e acreditamos que também seja o de mais clientes de outros fotógrafos. Por isso, resolvemos explicar todo o processo pelo qual as fotos passam desde a noite incrível em que estivemos juntos fotografando até o momento em que lhe entregamos todo o material pronto.


Antes de mais nada, essa é uma questão que varia de fotógrafo para fotógrafo, mas aqui vamos falar sobre o nosso workflow, o da Farol Fotografia.


1. O que acontece após a sessão, o casamento, o aniversário etc.

Logo que encerramos um dia de trabalho, a primeira e mais importante coisa a ser feita é o backup, que, geralmente, acontece no mesmo dia do evento, seja a hora que for!
Assim, transferimos todo o conteúdo dos cartões de memória para o nosso computador que, automaticamente, sobe os arquivos para a nuvem.
Até aí, você pode pensar “ah, mas isso é um processo super simples, sem nada de especial...”. De fato é. Porém, é importante saber que, em um casamento, por exemplo, chegamos a registrar cerca de 4 mil fotos, o que gera um arquivo de quase 100 GB. Então, já imaginou quanto tempo leva para copiar todos esses arquivos para o computador e do computador para a nuvem? Pode levar horas!
Aqui, é válido ressaltar que não excluímos nada do cartão de memória enquanto tudo não estiver são e salvo nesses dois lugares: computador e nuvem. Além disso, uma vez depositados os arquivos no computador, ele mesmo atualiza automaticamente o backup existente.



2. O catálogo do evento

Feito o backup, é hora de criar um catálogo do evento dentro do programa de edição de fotos, em que todas as imagens são carregadas de forma organizada e cujo processo pode levar uma hora ou mais, dependendo da quantidade de fotos.



3. A seleção de fotos

Criado o catálogo, vamos à seleção! Ela é um processo um tanto demorado e, às vezes, até complexo. Uma boa seleção vai muito além de apenas optarmos por fotos boas e ruins, mais do que isso, precisamos criar toda uma narrativa do evento, além de uma sequência lógica entre as fotos.
Basicamente, são feitas 3 seleções e elas acontecem porque não queremos que você receba dezenas de fotos repetidas, que fizemos apenas para garantir o momento.

• A primeira seleção serve como um filtro para eliminar as piores fotos ou aquelas que sabemos que não há recuperação.


• Na segunda seleção, continuamos a retirar ou adicionar momentos na história, porém, já começamos a criar rótulos para as imagens, dividindo-as por categorias, como making of, cerimônia, decoração, buffet, festa etc. Esses rótulos são muito úteis para nós, porque às vezes desejamos buscar uma foto específica em algum determinado momento do evento. Com as classificações, podemos organizá-las de diversas outras maneiras também.


• Na última seleção, damos uma olhada geral para ver se está tudo OK, assim, não perdemos tempo editando fotos que não estão tão boas e que poderiam ter sido descartadas.



Catálogo de imagens

Com essas etapas, a seleção pode levar de duas a três horas, ou até dois dias de trabalho, dependendo da quantidade de imagens.
E é sempre nesse momento que separamos algumas fotos para enviarmos aos nossos parceiros no evento, como floricultura, salão, decoração, buffet, DJ etc. Além de cinco a dez fotos para enviarmos aos nossos queridos clientes! (Não somos tão maus assim!)



4. A edição de fotos

Fotos selecionadas, é hora da edição! Agora é a hora do olhar mais apurado ainda para editar, corrigir, endireitar, limpar, apagar...

Há quem pense que a foto sai pronta de nossas câmeras, porque elas são profissionais. Um grande engano. Sempre há um ajuste aqui ou ali, por menor que seja, de cor, brilho, contraste, nitidez etc.


Tratamos todas as fotos que você receberá, uma a uma, pois fomos contratados para cobrir todo um evento e não para fazermos apenas um álbum com 80 fotos maravilhosas. Então, todas as fotos merecem atenção especial.

Nessa etapa inicial de edição, é feita apenas uma edição básica. Edições mais específicas e elaboradas (como remover um poste, um fundo etc.) ficam para as imagens selecionadas para o álbum. Com isso, editamos em média de 15 a 20 fotos por hora. Fazendo uma continha rápida: se você recebe 500 fotos, levamos cerca de 33 h editando ou, aproximadamente, 5 a 6 dias úteis.

Com todas as fotos editadas, ainda há uma última revisão geral para avaliar se ainda ficou algum detalhe para trás.


5. A finalização do trabalho

Feito tudo isso, é hora de:


• exportar as fotos em alta qualidade e para compartilhamento na internet;

• criar a identidade visual do trabalho final;

• imprimir as mídias;

• revelar algumas fotos;

• gravar todos os arquivos nas mídias;

• separar algumas fotos para o nosso site e escrever a publicação.


Ufa! Quanta coisa!

Além de entender os processos, queremos que você saiba que todo o prazo descrito aqui é dedicado exclusivamente ao seu projeto, mas, em paralelo, há toda uma gestão que envolve outras sessões, outros pedidos de orçamento, visitas a clientes, reuniões, preparação de material para a entrega, envio de outros materiais para a encadernadora e outros eventos.

Acredite: não tem ninguém mais ansioso do que nós mesmos para que as nossas fotografias cheguem até você. Elas são tão importantes para nós quanto são para você! Por isso, para fazermos um trabalho com tamanha dedicação, pedimos esse prazo de 30 dias úteis.


Tem dúvidas sobre o processo? Agora que você já sabe como tudo funciona, quer marcar um ensaio ou nos contratar para um evento?


Escreva para contato@farolfotografia.com.br